sexta-feira, 9 de agosto de 2013

As Pupilas do Senhor Reitor

   Olá olá J

   O segundo livro que vos vou apresentar, em seguimento do primeiro, é:

AS PUPILAS DO SENHOR REITOR – Júlio Dinis

                                             

   Aba:
   “Margarida e Clara, duas jovens tuteladas pelo reitor da paróquia de uma aldeia do Norte, apaixonam-se pelos filhos do fazendeiro José das Dornas: Daniel e Pedro.

   Daniel, seminarista, ao ver descoberto o seu amor com Margarida, é enviado para estudar Medicina no Porto. Ao regressar, começa a cortejar Clara, noiva do irmão, o que coloca a harmonia familiar em risco.

   Será que este perigoso jogo de amor pode comprometer para sempre a amizade e o destino das duas irmãs?”

   Sobre o autor
:
   “Júlio Dinis, pseudónimo de Joaquim Guilherme Gomes Coelho, nasceu no Porto, em 1839. Estudou Medicina na Escola Médica do Porto, onde seria depois professor, e aliou a profissão de médico à de escritor. Faleceu jovem, em 1871, na Ilha da Madeira, vítima de tuberculose.

   Os seus primeiros textos foram publicados em A Grinalda e O Jornal do Comércio. É ainda autor das obras Uma Família Inglesa, Serões da Província, Os Fidalgos da Casa Mourisca, Poesias e Teatro Inédito.”

   Editora: Biblioteca Essencial

   Citação na contracapa:
   “Nunca é tão cheia de atrativos a mulher, como ao velar, solícita, por o doente que estima. Às mais levianas revela-se-lhes então a grandeza e a sublimidade da sua missão na terra. O coração, que as vaidades podem trazer abafado, estremece e acorda ao primeiro grito de dor; o instinto feminino revive com toda a espontaneidade de abnegação, dá-lhe à voz inflexões de ternura, ao olhar requebros de meiguice, e aquela deliciosa fraqueza de ânimo que nos pedia proteção e amparo transforma-se em coragem heroica, diante da qual nós, os que nos supúnhamos fortes, cedemos subjugados.
Um momento deste, na vida da mulher, absolve-a de todos os pequenos defeitos que temos por costume censurar nela.”

   A minha opinião:
   Vou ser sincera: eu comecei a ler este livro e não achei nada de especial, então parei. Esteve em cima da minha mesinha de cabeceira durante cerca de dois meses sem que eu lhe pegasse. Mas no natal recebi o livro Amor de Perdição e li-o e gostei imenso, daí que decidi retomar a leitura deste livro. E acabei por adorá-lo! Como leram, em cima, basicamente havia o casal Margarida e Daniel e o casal Clara e Pedro, passados anos Daniel já não gostava de Margarida mas sim de Clara, que estava noiva de Pedro. Margarida passa por momentos complicados pois vê o seu amado apaixonado por outra, a sua irmã. É uma história emocionante sobre amor, perda, desilusão e traição. 

   Tal como Amor de Perdição, a linguagem não é a de hoje em dia, uma vez que foi escrito no século XIX. Mas percebe-se perfeitamente. Claro que haverá sempre frases ou palavras que não percebem tão bem, no entanto, não se perde o fio condutor da história.

   Recomendo mesmo este livro, tem cerca de 450 página, mas é uma leitura que estimula o leitor a ler todo o livro num ápice, pois a reviravolta que se verifica entre os “casais” cativa intensamente o leitor.

   E vocês já leram este livro ou outro deste autor?


   Kisse^-^

Sem comentários:

Enviar um comentário